Intercom 2011
ResumoID:DT8-TC.2033-1


Área: DT 8 – GP Teorias da Comunicação

JORNALISMO, ÉTICA E OPINIÃO PÚBLICA NO BRASIL: A AÇÃO DA MÍDIA JUSTICEIRA NA FASE INICIAL DO CASO ISABELLA NARDONI

Maria Lucineide Andrade Fontes (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA); Edson Fernando Dalmonte (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)

Resumo

Aborda a forma como a Revista Veja agendou e enquadrou os papéis de gênero, família e classe social durante a fase inicial da cobertura jornalística da morte da criança Isabella Nardoni (29/03/2008). Parte-se do pressuposto que as mídias exercem um papel de grande relevância paradidático no que se refere à construção de consensos ou promoção de dissensos morais diante de temas caros ao Estado de Direito, como direitos humanos, conflitos morais e fronteiras éticas. Quanto aos aspectos éticos, será apresentado o conceito de comunidade ideal de comunicação, cuja base está na livre troca de informações. Questiona-se o discurso midiático como sendo contrário a essa prática, pois faz circular uma série de informações contrárias à formação de uma consciência moral esclarecida.


Palavras-chave:  Jornalismo, Opinião Pública, Deontologia, Ética