Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT4.2040-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

EDIÇÃO DA NOTÍCIA EM TV: A PERCEPÇÃO DOS TELESPECTADORES

Cinthia Cristina de Souza (Universidade Sagrado Coração); Vanessa Mattos dos Santos (Universidade Sagrado Coração)

Resumo

A credibilidade ostentada pela TV e pelo seu produto, a notícia, é consequência do uso de imagens dinâmicas que ilustram fragmentos da realidade. Entretanto, a edição empregada na narrativa telejornalística tem a função de selecionar o que o telespectador vê e, determina a compreensão que as pessoas terão das notícias. Esta pesquisa foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico, com o qual foi possível abordar a estrutura dos telejornais, demonstrar o conceito de notícia de TV. O presente artigo se propõe a estudar a compreensão do telespectador sobre determinado assunto em função das técnicas de edição e da angulação dada pelo jornalista. Para isso, realizamos um levantamento teórico sobre o conceito de edição jornalística, para exibirmos três diferentes vídeos sobre o mesmo tema para o público. Finalizamos com a apresentação dos resultados obtidos por meio de questionários.


Palavras-chave:  Televisão, Enquadramento de imagem, Notícia, Edição