Intercom 2011
ResumoID:DT2-PP.2046-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Propaganda Política

AS IMAGENS E A POLÍTICA: AS IMAGENS SUBJETIVA E OBJETIVA

Dulce Adélia Adorno Silva (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)

Resumo

Afirma que se tornou senso comum, a idéia de que se vive na sociedade da imagem. Questiona constatando que a imagem foi importante para a evolução humana e social, desde os povos primitivos. Observa que esse signo não é apenas exterior ao homem - representação icônica -, mas alicerça o desenvolvimento cerebral, por lembranças, sonhos etc. Assim, na evolução, o homem assimila a realidade, a qual também expressa. Logo, analisa a propaganda política que se faz pela imagem objetiva (signo icônico), para se fazer imagem subjetiva. Cita exemplos de políticos famosos, para comprovar a interrelação e a importância dos dois tipos de imagens. Para o estudo, utiliza o método complexo (Morin), pois se fundamenta em diferentes áreas do conhecimento e o empírico, porque os fatos citados partem da observação da realidade histórica vivenciada.


Palavras-chave:  Imagens, a subjetiva, a objetiva, relação, propaganda política