Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas O NOVO IDOSO BRASILEIRO: A RESSIGNIFICAÇÃO DA VELHICE E O CONSUMO NA MELHOR IDADE Viviane Cristina Maia Gomes (Universidade Federal de Goiás)
ResumoEste artigo tem por objetivo compreender a ressignificação de velhice e a mudança de paradigma com relação à representação do idoso pela mídia. O crescimento significativo desta parcela da população no Brasil e o novo status que é outorgado ao velho, apresentando-o como um consumidor potencial de produtos e serviços, têm atraído a atenção de diversos nichos de mercado. Observa-se neste artigo como a mídia age ativamente na construção desta nova imagem do idoso. Porém, vale lembrar que as disussões sobre velhice e envelhecimento ainda é timída nos mass media e que só começou após os anos 1970. Prova disso é que o produto midiático aqui analisado, a revista Isto É, dedicou apenas uma capa, de janeiro a junho de 2011, ao assunto. Palavras-chave: mídia, representação, velhice/envelhecimento, revista Isto É, produção/consumo cultural e me |