Intercom 2011
ResumoID:DT6-CD.2066-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Educação

ESTIGMA OU EMANCIPAÇÃO: DA IMAGEM DOCENTE NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO À FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA

Sandra Pereira Falcão (Universidade de São Paulo); Maria do Carmo Souza de Almeida (Universidade de São Paulo); Elisangela Rodrigues da Costa (Universidade de São Paulo)

Resumo

Buscamos, neste artigo, analisar em que medida a imagem do professor percebida em textos jornalísticos da web relaciona-se com a formação docente, em termos sociais, pessoais e institucionais. O corpus compõe-se de 14 matérias (de 40 pré-selecionadas) e o critério para o estabelecimento de sua confiabilidade repousou na vinculação dos sites pesquisados a veículos impressos tradicionais ‒ jornais e revistas de respeitável circulação ‒ bem como na consolidação de alguns espaços noticiosos virtuais ao longo do tempo. A análise aponta para a importância fulcral da formação emancipadora no universo docente face às novas interações às quais é submetido o professor no ecossistema comunicacional contemporâneo.


Palavras-chave:  professor, imagem docente, formação, identidade, emancipação