Intercom 2011
ResumoID:DT8-CT.2081-1


Área: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

PROMOÇÃO DE EVENTOS E COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING COMO ESTRATÉGIA PARA DIMINUIÇÃO DA SAZONALIDADE TURÍSTICA: UM ESTUDO DO FESTIVAL BRASILEIRO DA CERVEJA EM BLUMENAU

Fabricia Durieux Zucco (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU); Sergio Luiz do Amaral Moretti (Universidade Nove de Julho); Marilde Sievert (Universidade Regional de Blumenau)

Resumo

Os festivais são cada vez mais utilizados como instrumentos impulsionadores do turismo de eventos. Eles desempenham vários papéis relevantes, como atrair turistas, construir a imagem do destino, dinamizar atrações e catalisar o desenvolvimento socioeconômico regional. A crescente competitividade nesse setor exige capacidade criativa dos gestores no sentido de planejar e executar múltiplas estratégias de comunicação que, sinergicamente articuladas, compõem a comunicação integrada de marketing (CIM). Este estudo coloca esse tema em pauta, com o objetivo de analisar o planejamento e a aplicação da CIM no Festival Brasileiro da Cerveja, realizado em 2010 na cidade de Blumenau (SC).


Palavras-chave:  marketing, comunicação integrada, eventos