Intercom 2011
ResumoID:DT4-TV.2091-1


Área: DT 4 - Televisão e Vídeo

O POTENCIAL DA CULTURA DE NICHOS: UM OLHAR SOBRE O FANDOM

Flávia Gonçalves de Moura Estevão (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

A performance da esfera digital trouxe, ao cenário da mídia tradicional, a necessidade de transição e adaptação a novos fluxos de socialização e comunicação, sintonizados com a convergência tecnológica e midiática. A televisão, com a audiência fragmentada pela diversificação de canais midiáticos e desenvolvendo uma cultura de consumo mais seletiva e participativa, pluraliza seus produtos e traz à tona uma cultura de nichos para o maior alcance de públicos. Este trabalho pretende ressaltar a importância do fandom – comunidade/cultura de fãs- , enquanto integrante deste mercado de nichos, que potencializa-se como oportunidade de fidelização da audiência televisiva, além de estabelecer-se como fluxo promocional, à medida que apresenta mobilizações em torno do laço afetivo com a narrativa da TV.


Palavras-chave:  Televisão, Convergência, Cultura de nichos, Fandom