Intercom 2011
ResumoID:DT8-SC.2108-1


Área: DT 8 – GP Semiótica da Comunicação

OS COMPORTAMENTOS COMUNICACIONAIS NO CENÁRIO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS VEICULADAS NO SISTEMA TELEVISIVO_ RECONCILIAÇÃO COM A NATUREZA.

Tatiana Gianordoli Teixeira (PUC-SP)

Resumo

Os comportamentos eleitorais, um dos quais tem caráter racional, lógico e ideológico e outro, manifesto na comunicação televisiva, voltado para a sedução do eleitor e não ao seu convencimento honesto, parecem fugir ao que denominamos de racionalidade humana. As estratégias adotadas pelos políticos, por ocasião do período eleitoral, e as campanhas eleitorais veiculadas na televisão, podem ser compreendidas em seus fundamentos a partir das informações existentes sobre o comportamento animal, estudadas na Etologia - biologia do comportamento e a Biosemiótica, de forma a compreendermos as características especificas do momento eleitoral e sua relação com a história da nossa evolução. Isto porque, a componente mais primitiva do ser humano enaltece as exibições e estratégias de dominação nos nichos etológicos ocupados pelos políticos, em lugar do comportamento neocortial atribuído à espécie.


Palavras-chave:  comunicação e Politica, campanha eleitoral, etologia, televisão, mídia