Intercom 2011
ResumoID:DT1-JI.2112-2


Área: DT 1 – GP Jornalismo Impresso

A COBERTURA ESPORTIVA DO JORNAL DO COMMERCIO: O DISCURSO RELIGIOSO DO JORNALISMO PROFANO

Patrícia Paixão de Oliveira Leite (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

A proposta deste artigo é elaborar uma reflexão acerca do discurso religioso adotado pelo Jornal do Commercio na cobertura da vitória do Santa Cruz no Campeonato Pernambucano de Futebol 2011. Ao abordar a conquista do time tricolor na sua capa e nas páginas do caderno especial, o periódico ressignifica o discurso do sagrado, que pode ser observado em fotos, títulos e matérias. Interessa aqui verificar, para além da materialidade linguística, o que faz o jornalismo retomar discursos de campos de conhecimento diferentes. O aparato teórico escolhido para nortear a investigação do corpus foi a Análise do Discurso, em especial as teorias sobre interdiscursividade, que oferecem arcabouços teóricos eficientes para tal observação.


Palavras-chave:  Jornalismo, Análise do Discurso, Interdiscursividade, Futebol