IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual REFLEXÕES SOBRE MARKETING POLÍTICO: A INFLUÊNCIA DA FOTOGRAFIA, IMAGEM PÚBLICA E A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO NA PRÁXIS POLÍTICA Mário Lamenha Lins Neto (Universidade Federal de Alagoas)
ResumoA partir da pesquisa sobre o funcionamento da máquina de Marketing Político, este trabalho pretende apresentar perspectivas e reflexões da influência de elementos e realidades com o modus faciendi político, enunciando o papel preponderante que a Comunicação e a Imagem têm na construção das relações sociais do espetáculo. O texto está estruturado em três partes: a primeira é uma reflexão sobre o universo entre política e comunicação, diante da criação de uma nova identidade pela hibridização dos dois campos de conhecimento; a segunda explica as relações entre as estratégias do Marketing Político utilizando a imagem para alcançar o fenômeno da Sociedade do Espetáculo descrita por Guy Debord (2004); na terceira parte uma breve conceituação dos tipos de imagem referentes à práxis política. Palavras-chave: Fotografia, Jornalismo, Marketing Político, Sociedade do Espetáculo |