Intercom 2011
ResumoID:DT6-CE.2123-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte

O ESPETÁCULO DO FUTEBOL: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E EXPERIÊNCIA MIDIÁTICA

Marcio Telles da Silveira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Fabrício Silveira (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo

Talvez o futebol seja, de fato, um dos objetos de estudo mais pertinentes ao campo da Comunicação. Independentemente de suas apropriações midiáticas mais convencionais (tais como aquelas feitas pelo jornalismo esportivo, por exemplo), há algo na natureza mesma do jogo que o torna, hoje, particularmente adequado à espetacularização midiática e particularmente representativo das estéticas comunicacionais. Ao modo de um ensaio, o artigo revisa essas possibilidades de estudo, bem como os trabalhos de alguns outros autores interessados no tema e algumas nuances desse objeto – o jogo, propriamente dito – que possam ser tomados como ângulos efetivamente comunicacionais, a serem localizados, ampliados e desenvolvidos em investigações futuras.


Palavras-chave:  Jornalismo Esportivo, Futebol, Estudos de Mídia, Estudos da Cultura, Estéticas da Comunicação