Intercom 2011
ResumoID:DT3-CO.2134-1


Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

COOPERATIVAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: ORGANIZAÇÕES QUE COMUNICAM COM SOLIDARIEDADE?

Caroline Delevati Colpo (Universidade Feevale)

Resumo

Esta reflexão desenvolve-se com base no Paradigma da Complexidade proposto por Morin para que se compreenda as partes e o todo sem distingui-los. Aborda-se a economia solidária (parte) como uma forma alternativa de se fazer economia integrada ao processo capitalista vigente (todo), apoiando-se no contexto da economia social. Assume-se as cooperativas de economia solidária como organizações capazes de realizar a sua autogestão. Os grupos que compõem as cooperativas efetivam um processo de comunicação entre si (parte) e com outros sistemas organizacionais que os rodeiam (todo). O processo de comunicação é compreendido pelos conceitos de Wolton (2004, 2010) que permitem entender a comunicação realizada pelos laços sociais, podendo ou não, comunicar o principio da solidariedade.


Palavras-chave:  economia solidária, comunicação, comunicação organizacional, solidariedade, complexidade