Intercom 2011
ResumoID:DT5-CD.2138-1


Área: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

ZAPPING HIPERMIDIÁTICO: ANOTAÇÕES SOBRE METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE APLICATIVOS PARA TELEVISÃO DIGITAL

Patrícia Kely Azambuja (Universidade Federal do Maranhão); Márcio Monteiro (Universidade Federal do Maranhao)

Resumo

O efeito zapping, a partir do qual se instituiu (com uso do controle remoto) a operacionalização das escolhas e preferências do telespectador, favoreceu, na prática, uma maior conformidade e fluidez no diálogo entre tecnologias, audiências e seus processos comunicacionais. Este efeito, ampliado pelos hiperlinks das estruturas complexas dos aplicativos para TV Digital, coloca mais uma vez em evidência questões ligadas ao universo que caracteriza práticas e formas de recepção televisiva. O trabalho empírico que o presente artigo descreve tem como objetivo levantar informações preliminares e abordagens metodológicas que possam contribuir para reflexão em torno desses novos contextos


Palavras-chave:   televisão digital, interação, práticas de recepção, metodologia