Intercom 2011
ResumoID:DT3-CO.2149-1


Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

REDES SOCIAIS: 'NOVAS' MODALIDADES DE 'OUVIDORIAS' VIRTUAIS

Cleusa Maria Andrade Scroferneker (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do); Diego Wander Santos da Silva (Pontifícia Universidade Católica do RS); Lidiane Ramirez de Amorim (Pontifícia Universidade Católica do RS)

Resumo

Estamos presenciando a crescente expansão do que denominamos de 'ouvidorias' virtuais, entendidas como as diferentes modalidades comunicacionais das organizações disponibilizadas em seus sites e portais. De maneira crescente, também as redes sociais têm figurado dentre esses meios/canais de comunicação/interlocução utilizados pelas organizações para se relacionarem com seus públicos de interesse. Diante desse cenário, o objetivo do presente artigo é propor reflexões sobre essas 'novas' possibilidades de 'ouvidorias' virtuais que se configuram como tentativas das organizações em efetivar espaços de interlocução, como lugar de comunicação, de construção e fortalecimento de vínculos.


Palavras-chave:  Redes sociais, 'ouvidorias' virtuais, comunicação organizacional, organizações, lugar