Intercom 2011
ResumoID:DT4-RM.2150-1


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PELAS ONDAS DO RÁDIO: RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE AUDIÊNCIA E DE RECEPÇÃO DO PROSA RURAL – O PROGRAMA DE RÁDIO DA EMBRAPA

Juliana Lúcia Escobar (EMBRAPA)

Resumo

Apresentação dos principais resultados da primeira pesquisa de audiência e de recepção do programa de rádio da Embrapa, Prosa Rural, realizada na região Nordeste do Brasil. Para a pesquisa de audiência foram aplicados dois mil questionários em potenciais ouvintes de municípios onde há emissoras parceiras veiculando o programa. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de recepção com a realização de grupos de discussão formados por diferentes perfis de ouvintes do programa. O principal dado apontado pela pesquisa de audiência é que, no universo pesquisado, o Prosa Rural tem 4,5% de audiência. Nos seis grupos de discussão realizados com ouvintes em geral do programa, jovens rurais e produtores familiares, o caráter educativo que o programa assume perante o público ficou evidente.


Palavras-chave:  Rádio, Pesquisa de audiência, Pesquisa de opinião, Prosa Rural, Embrapa