Intercom 2011
ResumoID:DT2-EL.2151-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Ricardo Zagallo Camargo (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

Este texto relata o processo de elaboração de um conjunto de Indicadores de sustentabilidade para agências de comunicação. Do ponto de vista metodológico se aproxima da concepção de observador participante, nos termos de Haguette (1992), uma vez que o observador participou formalmente da equipe que desenvolveu o projeto conduzido pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) com o apoio acadêmico da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). O texto apresenta uma reflexão sobre as responsabilidades e possibilidades do fazer publicitário e delineia a experiência de construção dos Indicadores, inserida no âmbito da responsabilidade socioambiental e da sustentabilidade das empresas. Finalmente apresenta considerações sobre o processo, limitações e potencilidades desse tipo de iniciativa.


Palavras-chave:  Agências de Comunicação, Publicidade e Propaganda, Sustentabilidade, Indicadores