Intercom 2011
ResumoID:DT4-TV.2167-1


Área: DT 4 - Televisão e Vídeo

A PRESENÇA DO REALITY-SHOW BIG BROTHER BRASIL NAS REVISTAS ESPECIALIZADAS NA COBERTURA JORNALÍSTICA DE TELEVISÃO

Cláudio Augusto Ferreira (Universidade de Brasília)

Resumo

Este artigo examina as referências feitas ao reality-show Big Brother Brasil em duas revistas semanais especializadas em televisão, Ti Ti Ti e TV Brasil, durante a exibição da décima temporada do programa (janeiro a abril de 2010). Com base em alguns conceitos da Teoria do Agendamento (Agenda Setting), e com o auxílio da Análise de Conteúdo para o estabelecimento de categorias comparativas, é feita a medição da quantidade de referências ao reality-show encontradas em 28 edições das duas revistas. Para analisar a presença do gênero reality-show nestas publicações, a mesma medição é feita também em relação a uma telenovela em exibição no mesmo período do programa. Os resultados mostram a consolidação do gênero reality-show no segmento da mídia impressa dedicado à cobertura semanal da produção nacional de televisão.


Palavras-chave:  reality-shows, televisão, telenovela, revistas