Intercom 2011
ResumoID:DT6-CD.2182-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Educação

IMAGENS ANTIGAS: O PROFESSOR, O ALUNO E A SALA DE AULA VEICULADOS PELA PUBLICIDADE GOVERNAMENTAL

Rogério Pelizzari de Andrade (Escola de Comunicações e Artes)

Resumo

O presente artigo tem por finalidade refletir sobre as imagens veiculadas pelas publicidades governamentais a respeito do professor, dos alunos e da sala de aula. Parte-se do pressuposto de que há uma série de elementos comuns nestes produtos de comunicação, que apesar de criados em diferentes regiões do país, de culturas e características variadas, assumem formas padronizadas de representação. Mais do que isso, tal constituição imagética seria calcada em um modelo educacional que é alvo de constantes críticas. Para compor a análise, dez filmes produzidos por administrações municipais e estaduais foram selecionados. Integram o presente trabalho ainda discussões a respeito de formas tradicionais de educação, a idéia de emancipação, preconceito e estereótipos.


Palavras-chave:  Professor, imagem, publicidade governamental, educação