Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT6.2184-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

UM GOLE DE JUVENTUDE: O CONCEITO DE JUVENTUDE EM UMA PROPAGANDA DE REFRIGERANTE

Jander Brunn Hubner Pires Martins (Universidade Federal Fluminense); Nayara Matos Coelho Barreto (Universidade Federal Fluminense); Carlos Roberto Coelho Filho (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

Este trabalho procura investigar as mudanças que o conceito de juventude sofreu ao longo da história e como este conceito é utilizado em alguns discursos midiáticos com foco maior na mídia publicitária de refrigerantes. Cooptada pela cultura do consumo, a ideia de juventude ganhou força, principalmente como estilo de vida e espírito jovem. Faremos então um recuo histórico para entender os fundamentos da ideia de “ser jovem” e como essa ideia vem sendo disseminada pelos meios de comunicação. Desde o século XIX e o desenvolvimento da sociedade moderna, por exemplo, o jovem vem ganhando construções discursivas diversas que ajudam a “definir” a ideia desse conceito na atualidade.


Palavras-chave:  juventude, consumo, mídia, propaganda