Intercom 2011
ResumoID:DT2-EL.2197-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem

ERA UMA VEZ... A COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA E O CONTO MARAVILHOSO

Livia Silva de Souza (Universidade de São Paulo)

Resumo

Os primeiros anos da publicidade no Brasil foram marcados pela atuação de escritores literários como redatores de anúncios, formando um campo de intersecção entre Literatura e Publicidade. Ainda hoje, anúncios publicitários frequentemente se apresentam inseridos nesse campo, considerando-se ou não a autoria dos anúncios ou o intercâmbio explícito com o discurso literário. Nesse sentido, este trabalho visa analisar a presença da narrativa literária em anúncios publicitários, ao traçar um breve panorama histórico destas ocorrências, finalizando com a análise de um anúncio brasileiro contemporâneo. Esta análise é realizada segundo ferramentas próprias dos Estudos Literários, particularmente da análise da narrativa e dos contos mágicos populares estruturada por Vladimir Propp, em sua “Morfologia do Conto Maravilhoso”.


Palavras-chave:  publicidade, Brasil, literatura, conto maravilhoso