Área: DT 7 – GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local JOVENS, PRODUTORES RURAIS E ARTESANAIS, ATORES ANÔNIMOS DE UMA COMUNIDADE RURAL.
Auta Luciana Laurentino (Universidade Federal Rural de Pernambuco); Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
ResumoTrazemos um estudo sobre as novas ruralidades, em que apresentamos a produção artesanal como uma das ocupações existentes nos espaços rurais, que está tornando possível a dinamização das famílias nas suas comunidades, mas que não assegura a permanência dos seus jovens nestes espaços. Barra do Riachão, distrito de São Joaquim do Monte/ PE, é o lócus da pesquisa. O referencial teórico privilegia as categorias: extensão rural, novas ruralidades, desenvolvimento local, além de cotidiano e imaginário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que coletamos os dados através de entrevista semi-estruturada. Como resultado, a pesquisa desvela a necessidade de mais investimentos em políticas públicas voltadas à realidade do espaço rural. Palavras-chave: extensão rural, desenvolvimento local, cotidiano, êxodo rural, artesanato |