Intercom 2011
ResumoID:DT2-ME.2207-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Marcas e Estratégias

MARCA 3.0: UM CONCEITO INTEGRADO E CONVERGENTE AO MARKETING 3.0

Silvio Koiti Sato (Escola de Comunicações e Artes - USP); Janiene Santos Silva (Escola de Comunicações e Artes); Bruno Pompeu Marques Filho (Escola de Comunicações e Artes)

Resumo

Este artigo trata da evolução das marcas contemporâneas. A reflexão tem como ponto de partida o conceito de Marketing 3.0 proposto em livro homônimo, escrito em 2010 por Philip Kotler, Herman Kartajaya e Iwan Setiawan. Na obra, os autores propõem uma atuação de marketing mais responsável e que transforme a sociedade, chamada de Marketing 3.0. Traçamos um paralelo entre este conceito e as reflexões de autores contemporâneos de Marca e Branding. Com essa articulação, encontramos pontos em comum e desdobramentos para uma visão integrada e convergente de Marca 3.0.


Palavras-chave:  marca, branding, marketing, estratégia