Intercom 2011
ResumoID:DT8-PC.2210-1


Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação

RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE COMO MANIFESTAÇÕES DA MARCA INSTITUCIONAL

Flávia Cristina Martins Mendes (ECA- USP)

Resumo

O presente artigo pretende analisar relatórios de sustentabilidade pelo viés da comunicação institucional, como as empresas comunicam a marca institucional através da disponibilização de informações socioambientais aos stakeholders. Serão avaliados os relatórios da Natura, Sabesp e Celulose Irani, considerados os três melhores relatórios de sustentabilidade da Rumo à Credibilidade, uma pesquisa de relatórios de sustentabilidade no Brasil. Serão demonstrados os critérios de escolha utilizados por esse ranking como também as diretrizes de elaboração de relatórios de sustentabilidade da Global Reporting Initiative – GRI G3. O estudo concluiu que os relatórios de sustentabilidade são propícios para a criação de um projeto de marca das organizações por possuírem itens de conteúdo que se transformam facilmente em manifestações de marca, muitos deles itens obrigatórios das Diretrizes GRI G3.


Palavras-chave:  Sustentabilidade, Relatórios, Manifestação, Marca, Diretrizes GRI G3