Intercom 2011
ResumoID:DT5-CI.2215-1


Área: DT 5 - GP Cibercultura

GAMES “CUSTOMIZADOS” E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS ESPECÍFICAS: CRIATIVIDADE, SOCIABILIDADE E CAPACITAÇÃO TÉCNICA NA CIBERCULTURA

Vinicius David de Lima Mello (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); José Carlos Messias Santos Franco (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO); Alessandra Cristina da Silva Maia Cardoso Monteiro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

Partindo da percepção de que a “customização” de games tem uma relação direta com as ideias de cognição estendida (CLARK, 2001) e atividade ergódica (AARSETH, 1997), busca-se analisar a partir de comunidades de compartilhamento dos jogos “Pro Evolution Soccer”, “Guitar Hero” e “World of Warcraft” como a pirataria pode ser entendida além da mera apropriação de um conteúdo alheio para bens próprios, sendo uma tentativa de aproximar, muitas vezes, um produto da cultura local do jogador.


Palavras-chave:  games, customização, cognição estendida, atividade ergódica;