IJ: Intercom Júnior - Jornalismo VERDADES MEDIADAS: JOGO DISCURSIVO EM VEJA E CARTA CAPITAL NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 2010 João Claudio de Santana Guerra (Universidade Federal do Espírito Santo); Renata de Rezende Ribeiro (Universidade Federal do Espírito Santo)
ResumoBusca expor os resultados da pesquisa que realizamos no último ano. Para tanto, procura construir um breve histórico do desenvolvimento do jornalismo no ocidente, da sua constituição e afirmação no mundo moderno e a construção do seu poder simbólico de autoridade diante da sociedade. Dessa forma, coloca em confronto duas linhas editoriais distintas entre dois produtos comunicacionais, revistas Veja e Carta Capital, abordando o mesmo assunto: a campanha presidencial dos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Nessa leitura das revistas, busca-se através da análise de discurso proposta por Michel Foucault descobrir os mecanismos que os dois periódicos utilizam na abordagem dos dois candidatos em suas capas e em seus editoriais. Palavras-chave: Jornalismo de revista, editorial de política, discurso |