Intercom 2011
ResumoID:DT6-CC.2220-1


Área: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade

DILEMAS SOCIAIS EM CAMPANHAS DE SAÚDE PÚBLICA: COMPARAÇÃO ENTRE CONTEÚDOS DE CAMPANHAS PÚBLICAS RECENTES

Leandro Leonardo Batista (ECA-USP); José Luiz Gomes Júnior (ECA-USP)

Resumo

Prevenção de doenças é um dos tipos de campanha pública que se caracteriza por apresentar um problema que demanda ações individuais para uma solução que visa o bem do grupo, podendo representar para o indivíduo um esforço maior do que o benefício consequente. Sendo assim, pode ser classificada como um dilema social. O artigo observa campanhas de saúde pública veiculadas na TV por órgãos públicos no ano de 2009, onde os problemas abordados, na maioria dos casos, eram do tipo que a participação dos cidadãos é essencial para garantir o sucesso da ação. Essa participação demanda um esforço individual para assegurar um benefício ao grupo: a não disseminação da doença.. Através da análise de conteúdo de todas peças disponíveis no período, o artigo busca avaliar como as campanhas trabalham a saúde como bem social considerando as propostas teóricas dos dilemas sociais.


Palavras-chave:  comunicação de riscos, dilemas sociais, saúde pública, campanhas públicas, análise de conteúdo