Intercom 2011
ResumoID:DT6-PE.2242-1


Área: DT 6 – GP Produção Editorial

MÍDIA E MODA: TRAJETÓRIA EM REVISTA

Márlon Uliana Calza (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL)

Resumo

Neste artigo, partirmos da premissa que o advento da moda se relaciona ao surgimento da imprensa no século XV, reconhecendo que as publicações e coleções de gravuras impressas se constituíam, inicialmente, como os principais meios de comunicação utilizados nos processos de divulgação e visibilidade das vestimentas. Propomos um resgate desses meios impressos, através de um movimento de contextualização que procura mapear e dar ênfase às principais publicações apropriadas pelos sujeitos para a difusão do sistema da moda, desde o século XV até o século XIX, evidenciando-se aí lógicas comuns à moda e à mídia. Observamos aspectos relativos à produção, veiculação e conteúdo das revistas, apoiados por uma perspectiva teórica e por um viés histórico e iconográfico.


Palavras-chave:  mídia impressa, revistas, moda, história