Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional A PRODUÇÃO DE EFEITO DE SENTIDO DE IMAGEM VIA DISCURSIVIZAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL Lutiana Casaroli (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS)
ResumoTeoriza-se acerca da prática enunciativa da organização midiática Zero Hora (ZH) em decorrência dos efeitos da própria midiatização da sociedade. Analisam-se as operações de auto-referencialidade pelas quais a enunciação discursiviza valores da cultura organizacional com o intuito de produção de efeito de sentido de imagem. Toma-se como estudo fragmentos textuais da coluna “Cartas do Editor”, do Jornal impresso Zero Hora (ZH), nos quais buscam-se os valores utópicos e valores práticos, dentro da perspectiva da semiótica narrativa, característica da linha Greimasiana e desenvolvida especialmente por Floch (1993) e Semprini (1995). A reflexão conta ainda com princípios norteadores encontrados em autores como Peruzzolo (2006), Fausto Neto (2006), Verón (2004) e Thompson (2007). Palavras-chave: auto-referencialidade, cultura organizacional, efeito de imagem |