Intercom 2011
ResumoID:DT3-CO.2247-1


Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A PRODUÇÃO DE EFEITO DE SENTIDO DE IMAGEM VIA DISCURSIVIZAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Lutiana Casaroli (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS)

Resumo

Teoriza-se acerca da prática enunciativa da organização midiática Zero Hora (ZH) em decorrência dos efeitos da própria midiatização da sociedade. Analisam-se as operações de auto-referencialidade pelas quais a enunciação discursiviza valores da cultura organizacional com o intuito de produção de efeito de sentido de imagem. Toma-se como estudo fragmentos textuais da coluna “Cartas do Editor”, do Jornal impresso Zero Hora (ZH), nos quais buscam-se os valores utópicos e valores práticos, dentro da perspectiva da semiótica narrativa, característica da linha Greimasiana e desenvolvida especialmente por Floch (1993) e Semprini (1995). A reflexão conta ainda com princípios norteadores encontrados em autores como Peruzzolo (2006), Fausto Neto (2006), Verón (2004) e Thompson (2007).


Palavras-chave:  auto-referencialidade, cultura organizacional, efeito de imagem