IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia RECEPÇÃO NO JORNALISMO ONLINE: NOTAS SOBRE METODOLOGIAS DE PESQUISA E SUAS REPERCUSSÕES TEÓRICAS Tatiane Mara Jovino Souza (Universidade Federal do Ceará)
ResumoA emergência da Internet e, em particular, da cultura da participação provocou mudanças significativas à sociedade. Indivíduos que antes eram tidos como meros espectadores passivos, agora fazem novas conexões em conteúdos dispersos pelo ciberespaço. De receptores, passaram a ser também criadores de conteúdo.
Se alguma vez foi complicado referir-se a pesquisas sobre recepção como sendo um campo teórico coerente ou delimitado, atualmente este cenário complicou-se ainda mais com a emergência das novas tecnologias da comunicação, que entrelaçam computadores, celulares e televisões através de produtos e formatos diversos. O estudo que se propõe aqui pretende entrelaçar algumas categorias das teorias da recepção, especialmente da tradição das análises de origem culturalista, para aproximá-las das pesquisas de jornalismo online, de origem recente dentro do campo de pesquisas do jornalismo.
Palavras-chave: recepção, webjornalismo, estudos culturais, cibercultura |