Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT3.2261-1


IJ: Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional

O DISCURSO NO PROCESSO DE INTERAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES: ESTUDO DE CASO EM UMA GRÁFICA PARANAENSE

Alice Zeitune de Paula Silveira Dezan (Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

“O discurso é a palavra em movimento, prática de linguagem: com o estudo do discurso observa-se o homem falando” (ORLANDI, 2005, p.15). Nesse sentido, as produções discursivas de uma organização interferem nos processos de interação que nela emergem, podendo inclusive delimitá-los. Analisa-se nesse trabalho, como se dão as práticas discursivas no processo de interação de uma indústria paranaense do setor gráfico. Para essa análise foi realizado um estudo de caso qualitativo por meio de uma pesquisa exploratória, com entrevistas em profundidade. Assim, esse artigo visa aprofundar os estudos sobre a participação do discurso nos processos de interação, que envolvem a comunicação e a cultura nas organizações.


Palavras-chave:  Discurso, Comunicação, Contexto, Interação, Cultura