Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT6.2262-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

O MITO DA SUSTENTABILIDADE NA PROPAGANDA TELEVISIVA: O IMAGINÁRIO (RE) PRODUZIDO PELA EMPRESA ARACRUZ CELULOSE

Francisco dos Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Ana Taís Martins Portanova Barros (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o conceito de sustentabilidade na propaganda televisiva, bem como suas implicações no imaginário. Foi escolhida como corpo empírico uma campanha publicitária da empresa Aracruz Celulose, composta por quatro filmes de 30 segundos, os quais ressaltam as ações da empresa nas áreas tecnológica, ambiental e social. Partiu-se de dois referenciais teóricos: as teorias sobre sustentabilidade e seus pressupostos e a Teoria Geral do Imaginário, proposta por Gilbert Durand. Como metodologia foi utilizada a mitocrítica, que busca encontrar os símbolos e metáforas obsessivas na produção humana. Em seguida, esses símbolos foram relacionados às teorias sobre a sustentabilidade, a fim de identificar qual é o imaginário dominante e a quais correntes teóricas a campanha e a empresa estão relacionadas.


Palavras-chave:  sustentabilidade, imaginário, mitocrítica, publicidade e propaganda