Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT2.2276-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

O DESIGN GRÁFICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA REPRESENTAÇÃO DO MOVIMENTO PUNK NAS BANDAS SEX PISTOLS E COLDPLAY

Leandro Silva de Lima (Universidade Federal do Ceará); Jéssica de Souza (Universidade Federal do Ceará); Francisco Norton Falcão Chaves (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

O design gráfico é hoje uma das principais ferramentas de comunicação, fornecendo não apenas apreciação estética, mas utilização social. Com base nisso, pode-se observar a emancipação do design como uma área de conhecimento e como forma de expressão das ansiedades pós-modernas. O objetivo deste estudo é discorrer sobre as características do design moderno e pós-moderno, bem como a influência destes na estética do movimento punk, retratado nos trabalhos das bandas inglesas Sex Pistols e Coldplay, as quais, utilizando-se dessa estética, trouxeram questionamentos pertinentes ao regime político-econômico de sua época.


Palavras-chave:  design, cultura visual, pós-moderno, movimento punk