Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT5.2277-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia

MEMES NA INTERNET: A WEB 2.0 COMO ESPAÇO FECUNDO PARA PROPAGAÇÃO

Franciane Tavares de Moraes (Universidade Federal de Juiz Fora); Talita Lucarelli Moreira (Universidade Federal de Juiz de Fora); Gustavo Mendes Oliveira (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

O presente artigo discute a maneira como um conteúdo se propaga na internet a partir do princípio de imitação proposto pelos memes. Através de uma revisão do processo que culminou na Web 2.0, são descritas as características da web que propiciaram a difusão tal qual se configura hoje e pontuadas as formas como um meme pode se configurar na rede. Faz-se uso da análise de conteúdo para determinar a frequência da ocorrência de memes em espaços virtuais e do estudo de caso para examinar as características dos memes. Defendemos que como produto nativo da Web 2.0, os memes de internet tomam um percurso que emerge de um espaço menor para um site de maior relevo.


Palavras-chave:  Meme, Web 2.0, Viral, Difusão