Área: DT 6 – GP Comunicação e Educação QUESTÕES ÉTICAS E ESTÉTICAS NA RELAÇÃO ENTRE CRIANÇAS E TELEJORNAIS Monica Fantin (Universidade Federal de Santa Catarina); Leopoldo Nogueira E Silva (Universidade Federal de Santa Catarina)
ResumoO trabalho trata da relação entre criança e telejornalismo a partir do olhar da mídia-educação. Ao analisar a cultura da mídia e as possibilidades de apropriação das mensagens transmitidas pelo telejornal pelas crianças, o texto enfatiza o papel da mediação educativa no diálogo entre a produção e recepção. Na paisagem contemporânea, a cultura digital propicia outro olhar sobre as práticas culturais das crianças com as mídias, sendo cada vez menos simples espectadoras e cada vez mais autoras, o que nos leva a discutir os consumos midiáticos e culturais das crianças a partir dos direitos em relação às mídias. Neste contexto, o artigo enfatiza a necessidade de discutir as questões éticas e estéticas das notícias mostradas às crianças a partir da perspectiva da classificação indicativa e da auto-regulação Palavras-chave: telejornal, crianças, mediação educativa, classificação indicativa |