Intercom 2011
ResumoID:DT6-CU.2292-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

COMUNICAÇÃO E TELEMARKETING: O CONTEXTO NOS ESTUDOS DE RECEPÇÃO

Edilma Rodrigues dos Santos (ECA-USP)

Resumo

A presente pesquisa empírica é um estudo de recepção na área de Comunicação e busca tecer um caminho teórico-metodológico, enfatizando a importância do contexto e da cultura na construção dos sentidos. O estudo tem por finalidade verificar como as mediações ensejadas pelo mundo do trabalho atuam na produção de sentidos, nas representações sociais e nos processos de recepção da comunicação de um grupo de teleoperadoras, predominantemente jovens, de Osasco. Esse contexto inclui trabalho precarizado e stress; e 53% das trabalhadoras são afro descendente; 47% têm até 19 anos 69% são solteiras.


Palavras-chave:  comunicação e trabalho, mediações, cultura e representação/produção de sentidos, telemarketing, trabalho urbano, relações de gênero