Intercom 2011
ResumoID:DT4-CI.2294-1


DT4: DT 4 - Cinema

AOS CLICHÊS: O CINEMA NA CULTURA MIDIÁTICA E DE CONSUMO

Julio Carlos Bezerra (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

Vivemos hoje em um arranjo social em que os meios de comunicação e a cultura de consumo não podem mais ser pensados em separado, em que as imagens midiáticas são consumidas e usadas de forma crescente como fontes para construir e expressar certas identidades. O cinema nos ajuda a ampliar os contornos deste cenário. Filmar hoje é mergulhar num turbilhão de clichês, de imagens prontas, num fluxo midiático ininterrupto. O objetivo deste artigo é pensar esta temática através de análises de três obras: “Apenas o fim” (2008), de Matheus Souza, “Pacific” (2009), de Marcelo Pedroso, e a série “Eastbound & Down” (2009-2011), de David Gordon Green e Jody Hill.


Palavras-chave:  cinema contemporâneo, consumo, clichê