Intercom 2011
ResumoID:DT6-CU.2299-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

DO VIOLÃO AO PANDEIRO: A CONSTRUÇÃO MIDIÁTICA DE BETH CARVALHO COMO MADRINHA DO SAMBA

Kelly Cristina Martins da Cruz (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Existe uma compreensão de que Beth Carvalho constituiu sua carreira como madrinha do samba, por revelar ou resgatar talentos, sejam estes intérpretes ou compositores de samba. Quebrou barreiras entre a MPB e o samba, conseguindo que este gênero musical atingisse maior prestígio na indústria cultural. O presente artigo faz apontamentos das formas como se deu essa construção midiática de Beth Carvalho como “madrinha” e sua transição como cantora branca, de classe média, iniciada na bossa nova e formada na MPB, para o universo do samba, no qual conquistou enorme autoridade e reconhecimento do público. Aponta-se ainda, como questões relacionadas à raça, classe social e ao gênero são relevantes para a construção da imagem dessa artista como madrinha do samba e de que modo esses fatores possibilitaram sua “transição musical”.


Palavras-chave:  Samba, Apadrinhamento, Indústria Cultural, Critérios Estéticos