Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT3.2314-1


IJ: Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional

CONTANDO O PASSADO PARA SONHAR COM O FUTURO: O STORYTELLING NO RESGATE DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL

Analu Bernasconi Arab (Universidade Estadual Paulista)

Resumo

O texto historia e conceitua o storytelling como uma estratégia de comunicação capaz de apoiar o levantamento e a construção da memória organizacional. Concebendo a memória como uma reconstrução engajada do passado, que possibilita à organização “lembrar para continuar agindo”, o estudo apresenta o Storytelling Empresarial como uma estratégia de recuperação da narrativa ancestral com a finalidade de recolher de forma lúdica e participativa as lembranças e crenças dos colaboradores, no sentido de buscar o seu engajamento na busca da satisfação de seus sonhos e desejos. Uma estratégia efetiva que recupera o melhor de nossos costumes, a qual emociona e permite todos se tornarem mais uma vez storytellers.


Palavras-chave:  storytelling, memória, memória organizacional, relações públicas