Intercom 2011
ResumoID:COL - IX.2318-2


CO: IV Colóquio Binacional Brasil-Argentina de Estudos da Comunicação

O BRASIL NA IMPRENSA ARGENTINA: A TEIA NOTICIOSA DO PERIÓDICO CLARÍN - DO FUTEBOL À PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA NOTÍCIA

Marcelo da Silva (Universidade Sagrado Coração)

Resumo

O Brasil enunciado no Clarín carrega uma série de estereótipos, formações discursivas reificadoras e legitimadores de uma “face” imagem negativa que pode produzir no imaginário coletivo argentino e em diferentes mediações sócio-culturais uma concepção de Brasil vincada muito mais em critérios de noticiabilidade e de audiência, que em explicações plausíveis dos acontecimentos brutos que erigem no Brasil e são levados às páginas do Clarín. No afã de organizar e deter o caos - esse caldo amorfo que serve de cultura à confusão, ao inusitado e ao inesperado - o jornal Clarín, ao construir acontecimentos nas notícias, parece intoxicar e fazer perder a noção de funcionamento do mundo e de Brasil, ao mesmo tempo em que busca informar e esclarecer sobre o que ocorre no ventre da sociedade brasileira, neste artigo no enquadramento noticioso acerca do futebol.


Palavras-chave:  Clarín;, sentido, notícia, jornalismo, futebol