Intercom 2011
ResumoID:DT1-TE.2321-1


Área: DT 1 – GP Telejornalismo

JORNALISMO CULTURAL NA TELEVISÃO: O CASO DO PROGRAMA METRÓPOLIS DA TV CULTURA

Bruna Vieira Guimarães (UMESP)

Resumo

Este artigo aborda a temática do Jornalismo Cultural, tendo como enfoque o Metrópolis, programa jornalístico cultural que está há mais tempo no ar na TV brasileira, exatos 23 anos, exibido pela TV Cultura. A base teórica do artigo une três correntes comunicacionais que dialogam entre si: o Estruturalismo de Levi-Strauss, a Semiologia de Roland Barthes e a Teoria da Informação de Décio Pignatari. O principal objetivo deste artigo é analisar a mensagem, os elementos verbais e não verbais, os discursos, os cortes, os ruídos, as redundâncias e as informações de uma edição do Programa Metrópolis, segundo análise proposta por Pignatari. Foi feita uma análise -quantitativa e qualitativa- do Programa veiculado no dia 9 de julho de 2010, agregada a entrevista semi-estruturada com o diretor de cena.


Palavras-chave:  Cultura, Jornalismo Cultural, Televisão, TV Cultura, Programa Metrópolis