Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT8.2328-1


IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO DO JEQUITIBÁ PLAZA SHOPPING: CULTURA ALIMENTAR GLOBALIZADA INFLUENCIANDO OS HÁBITOS ALIMENTARES NO SUL DA BAHIA

Geiza Santos de Jesus (Universidade Estadual de Santa Cruz); Everaldo Nunes Santos Netto (Universidade Estadual de Santa Cruz)

Resumo

Os efeitos da Globalização e da emergência capitalista sobre a vida das pessoas vêm sendo um assunto constantemente discutido pelas Ciências Sociais, de modo que falar de Globalização implica substancialmente discutir aspectos como: cultura do consumo, mercado de bens simbólicos e mundialização da cultura. Por se tratar de um assunto amplo, este trabalho dedica-se a fazer um pequeno recorte acerca da influência da Globalização no âmbito social no que se refere à adoção de novos hábitos alimentares como prática cultural carregada de significados simbólicos. Deste modo, optou-se por investigar como se dá o processo de mundialização da cultura no plano alimentar no cotidiano dos freqüentadores do Jequitibá Plaza Shopping em Itabuna no Sul da Bahia.


Palavras-chave:  Mundialização da Cultura, Shopping Center, Praça de alimentação