Intercom 2011
ResumoID:DT6-CU.2332-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

A PRAÇA PORTUGAL COMO ESPAÇO, TERRITÓRIO OU LUGAR: BUSCANDO MARCADORES TEÓRICOS NUMA PESQUISA DE CARÁTER ETNOGRÁFICO

Ana Cesaltina Barbosa Marques (FACULDADE SETE DE SETEMBRO)

Resumo

A observação de experiências de sociabilidade de jovens frequentadores da praça Portugal, em Fortaleza (CE), aponta para uma zona de interação estabelecida entre a praça e pontos do ciberespaço. Nesse contexto de pesquisa, em que foram realizadas incursões de caráter etnográfico, também surgem desafios teóricos. Já nos primeiros registros do trabalho de campo, ficou evidente que observar a praça como espaço, território ou lugar significaria encará-la de perspectivas diferentes. Considerando a relevância dessas opções para os rumos do estudo, buscou-se trazer tais marcos teóricos para alcançar o objetivo da pesquisa: identificar os sentidos elaborados e atribuídos à praça Portugal pelos jovens frequentadores do local.


Palavras-chave:  Praça Portugal, Espaço, Território, Lugar