Intercom 2011
ResumoID:DT6-CU.2333-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

DAS FISSURAS SOCIAIS AO GRITO PELA ARTE: O RAP, A REVOLTA E A POLÍTICA, NOS TRÂMITES DE UMA "NOVA CANÇÃO".

Andressa Zoi Nathanailidis (UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO)

Resumo

O presente artigo pretende promover uma breve análise da canção rap, enquanto arte popular diferenciada, que visa não apenas a promoção de entretenimento, mas, sobretudo, a conscientização política e o resgate identitário das camadas populares, além da utilização da música, enquanto veículo de enfrentamento e comunicação social. Partindo de um “corpus” literário específico, as letras do grupo Racionais MCS, pretende-se apontar possíveis reivindicações e efeitos sociais oriundos do rap, canção periférica que parece pregar o fim da “práxis passiva”, em prol de uma atitude cidadã. Para viabilizar este estudo serão adotados referenciais teóricos oriundos, principalmente, do campo dos estudos culturais e da filosofia pragmatista. Serão utilizadas obras de Richard Schusterman, Richard Rorty, Stuart Hall, dentre outros.


Palavras-chave:  rap, comunicação, arte, política