Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas DAS FISSURAS SOCIAIS AO GRITO PELA ARTE: O RAP, A REVOLTA E A POLÍTICA, NOS TRÂMITES DE UMA "NOVA CANÇÃO". Andressa Zoi Nathanailidis (UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO)
ResumoO presente artigo pretende promover uma breve análise da canção rap, enquanto arte popular diferenciada, que visa não apenas a promoção de entretenimento, mas, sobretudo, a conscientização política e o resgate identitário das camadas populares, além da utilização da música, enquanto veículo de enfrentamento e comunicação social. Partindo de um “corpus” literário específico, as letras do grupo Racionais MCS, pretende-se apontar possíveis reivindicações e efeitos sociais oriundos do rap, canção periférica que parece pregar o fim da “práxis passiva”, em prol de uma atitude cidadã. Para viabilizar este estudo serão adotados referenciais teóricos oriundos, principalmente, do campo dos estudos culturais e da filosofia pragmatista. Serão utilizadas obras de Richard Schusterman, Richard Rorty, Stuart Hall, dentre outros.
Palavras-chave: rap, comunicação, arte, política |