Área: DT 8 – GP Teorias da Comunicação PREVISIBILIDADE E REPETIÇÃO EM REVISTAS FEMININAS Gisele Flor (Universidade Metodista de São Paulo)
ResumoEste artigo fundamenta na hipótese da Agenda- setting para analisar a previsibilidade e repetição na divulgação da temática corpo nas revistas Boa Forma e Corpo a Corpo, sendo o corpus de análise as edições de março de 2010 a março de 2011. Ao empregar a metodologia Análise do Discurso, da linha francesa, com base na noção de interdiscurso e paráfrase constatamos que os magazines apresentam previsibilidade e repetem as temáticas entre si e entre as edições no período de dozes meses. Verificamos ainda que os assuntos mais abordados são dieta, exercícios físicos, técnicas para redução de medidas e dicas de atrizes que ilustram as capas das revistas. O padrão estético corporal divulgado e reproduzido por ambas é um corpo magro, branco, sem gorduras, estrias, celulites, pernas, braços e glúteos firmes. Palavras-chave: agenda-setting, revista feminina, discurso, corpo, comunicação |