Intercom 2011
ResumoID:DT2-PP.2338-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Propaganda Política

BREVE REVISÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE MARKETING POLÍTICO.

Maria Claudia Setti de Gouvêa Franco (Universidade Metodista de São Paulo)

Resumo

O presente artigo faz uma revisão histórica do conceito de Marketing Político com objetivo de mostrar uma cronologia contextualizada, como a propaganda ideológica influenciou os meios de comunicação no Brasil e de que forma os veículos de comunicação evoluíram e seguiram um caminho paralelo até a contemporaneidade; ciente que existe uma linha tênue entre reconstruir períodos da história e captar a essência de um período. O material faz parte da tese de doutorado “Propaganda ideológica e hospitalidade na campanha para presidência da república nas eleições de Marina Silva, PV e está contida no projeto desenvolvido pelo Prof. Adolpho Queiroz na disciplina “Marketing Político” dentro do programa de Pós-graduação em Comunicação Social que investiga a “História das Eleições Presidenciais” na UMESP. A escolha das eleições de 2010 coincidem com cronograma do doutorado.


Palavras-chave:  Marketing Político, Comunicação, Eleições Presidenciais