Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Propaganda Política BREVE REVISÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE MARKETING POLÍTICO. Maria Claudia Setti de Gouvêa Franco (Universidade Metodista de São Paulo)
ResumoO presente artigo faz uma revisão histórica do conceito de Marketing Político com objetivo de mostrar uma cronologia contextualizada, como a propaganda ideológica influenciou os meios de comunicação no Brasil e de que forma os veículos de comunicação evoluíram e seguiram um caminho paralelo até a contemporaneidade; ciente que existe uma linha tênue entre reconstruir períodos da história e captar a essência de um período. O material faz parte da tese de doutorado “Propaganda ideológica e hospitalidade na campanha para presidência da república nas eleições de Marina Silva, PV e está contida no projeto desenvolvido pelo Prof. Adolpho Queiroz na disciplina “Marketing Político” dentro do programa de Pós-graduação em Comunicação Social que investiga a “História das Eleições Presidenciais” na UMESP. A escolha das eleições de 2010 coincidem com cronograma do doutorado. Palavras-chave: Marketing Político, Comunicação, Eleições Presidenciais |