Intercom 2011
ResumoID:DT5-CD.2342-1


Área: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

CULTURA DA CONVERGÊNCIA E A PERSPECTIVA TRANSMIDIÁTICA NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS

Tércia Zavaglia Torres (Embrapa Informática Agropecuária); Marcia Izabel Fugisawa Souza (Embrapa Informática Agropecuária)

Resumo

As TIC promovem uma comunicação aberta que permite a troca bilateral e horizontal de informações, conhecimentos e saberes. Ocupam atualmente um papel central nos processos de desenvolvimento socioeconômico, cultural e humano porque reorganizam as formas de trabalho, de convivência social e de percepção humana da realidade. No espaço educacional, as TIC são entendidas como canais mediadores que favorecem os processos de ensino e de aprendizagem e propiciam a construção coletiva e colaborativa de novos conhecimentos. O presente artigo analisa os aspectos inerentes à cultura da convergência e à cultura participativa na educação, apresentando a perspectiva transmidiática como um paradigma norteador para a produção de conteúdos pedagógicos digitais.


Palavras-chave:  cultura da convergência, transmídias, conteúdos pedagógicos