Área: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas CULTURA DA CONVERGÊNCIA E A PERSPECTIVA TRANSMIDIÁTICA NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS Tércia Zavaglia Torres (Embrapa Informática Agropecuária); Marcia Izabel Fugisawa Souza (Embrapa Informática Agropecuária)
ResumoAs TIC promovem uma comunicação aberta que permite a troca bilateral e horizontal de informações, conhecimentos e saberes. Ocupam atualmente um papel central nos processos de desenvolvimento socioeconômico, cultural e humano porque reorganizam as formas de trabalho, de convivência social e de percepção humana da realidade. No espaço educacional, as TIC são entendidas como canais mediadores que favorecem os processos de ensino e de aprendizagem e propiciam a construção coletiva e colaborativa de novos conhecimentos. O presente artigo analisa os aspectos inerentes à cultura da convergência e à cultura participativa na educação, apresentando a perspectiva transmidiática como um paradigma norteador para a produção de conteúdos pedagógicos digitais. Palavras-chave: cultura da convergência, transmídias, conteúdos pedagógicos |