Área: DT 7 – GP Geografias da Comunicação CARTOGRAFIA 2.0: PENSANDO O MAPEAMENTO PARTICIPATIVO NA INTERNET Paulo Victor Barbosa de Sousa (Universidade Federal da Bahia)
ResumoAtualmente são notáveis o número e a variedade de projetos na Internet a terem como proposição central o uso de dados geográficos. Podemos encontrar diversas abordagens de estudo nesse campo, como mídias locativas, webmapping, geoweb, neogeography. Dentre alguns projetos de grande visibilidade, estão aqueles que se utilizam de conteúdo gerado pelo usuário, o que tem sido comumente chamado de crowdsourcing. Neste artigo, situamos primeiramente tais iniciativas em meio à pesquisa em geografia da comunicação, com um foco estabelecido em projetos de mapeamento abertos à participação cidadã, problematizando-se igualmente o exercício coletivo e o saber cartográfico não especializado. Ao final, apresentamos uma tipologia de diversos projetos, fruto de um esforço de identificação e catalogação do fenômeno. Palavras-chave: Geografia da comunicação, mapeamento participativo, Internet, colaboração, crowdsourcing |