Intercom 2011
ResumoID:DT6-CC.2348-1


Área: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade

OS DISCURSOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA – UM ESTUDO DE REVISTAS ESPECIALIZADAS EM DIVULGAR CIÊNCIA PARA O PÚBLICO LEIGO

Elizabeth Moraes Gonçalves (Universidade Metodista de São Paulo)

Resumo

O processo de divulgação científica pela mídia, de reformulação do conhecimento científico, leva em consideração múltiplos aspectos, dentre eles, os sociais, culturais, ideológicos, políticos e econômicos. Os discursos de divulgação científica constituem uma forma de discurso público que integra esses diferentes fatores relacionados com o contexto de tempo e espaço em que surgem. Com subsídio teórico da Análise de Discurso da linha francesa, apresentam-se modos distintos de divulgar ciência para o público leigo em três revistas de divulgação científica: Scientific American Brasil, Revista Pesquisa FAPESP e Revista Superinteressante. As características do veículo e do seu público-alvo determinam as posturas assumidas pelo divulgador.


Palavras-chave:  Comunicação, Mídia, divulgação científica, discurso