Área: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade OS DISCURSOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA – UM ESTUDO DE REVISTAS ESPECIALIZADAS EM DIVULGAR CIÊNCIA PARA O PÚBLICO LEIGO Elizabeth Moraes Gonçalves (Universidade Metodista de São Paulo)
ResumoO processo de divulgação científica pela mídia, de reformulação do conhecimento científico, leva em consideração múltiplos aspectos, dentre eles, os sociais, culturais, ideológicos, políticos e econômicos. Os discursos de divulgação científica constituem uma forma de discurso público que integra esses diferentes fatores relacionados com o contexto de tempo e espaço em que surgem. Com subsídio teórico da Análise de Discurso da linha francesa, apresentam-se modos distintos de divulgar ciência para o público leigo em três revistas de divulgação científica: Scientific American Brasil, Revista Pesquisa FAPESP e Revista Superinteressante. As características do veículo e do seu público-alvo determinam as posturas assumidas pelo divulgador. Palavras-chave: Comunicação, Mídia, divulgação científica, discurso |