Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas NARRATIVA MUSICAL “EDUARDO E MÔNICA”: UMA REFLEXÃO ACERCA DO “VAZIO CULTURAL” COMO FORÇA DE PRODUÇÃO DE SENTIDO E DE CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO SOCIAL Rita de Cassia Paludetto Fernandes (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Marcia Perencin Tondato (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
ResumoO trabalho apresenta um exercício de análise das condições de produção de repertório social significante tendo como força propulsora o “vazio cultural” do tempo-espaço urbano de Brasília e como demonstração de produto ideológico a narrativa musical mediada “Eduardo e Mônica”, de autoria de Renato Russo. Com base na Análise de Discurso da Escola Francesa, utilizada como referencial teórico e metodológico, analisamos o processo de constituição de sentido de um constructo simbólico pela perspectiva da inversão de papéis sociais das personagens-título e da subversão do discurso do sujeito autor narrador na articulação pelas diferenças tendo como eixo a relação constituída entre o locus, habitus e estereótipos. Palavras-chave: comunicação, estereótipos, ideologia, cultura, gêneros |