Intercom 2011
ResumoID:DT2-EL.2357-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem

BELEZA FEMININA E PUBLICIDADE: UM ESTUDO SOBRE AS CAMPANHAS DA MARCA DOVE

Marislei da Silveira Ribeiro (Universidade Federal do Pampa)

Resumo

Ao situar os debates sobre a beleza feminina e o culto ao corpo, relacionados à publicidade e ao consumo, este artigo demonstra que a mulher, vem ocupando um espaço cada vez mais amplo. Ao seguir os padrões estéticos, muitas mulheres pagam um alto preço, submetendo-se a procedimentos capazes de tornar-se uma espécie de rito religioso. Ciente desse fato, a publicidade utiliza-se do ideal do corpo perfeito para indicar modos de viver melhor mediante o consumo de produtos embelezadores. A partir da realidade observada, investigaram-se peças publicitárias da marca Dove, destinada, sobretudo, às mulheres. A análise das campanhas publicitárias da marca constitui-se no corpus do presente estudo, que busca analisar a trajetória, a estrutura e os apelos das campanhas de Dove no Brasil, desde sua origem (1992) até a atualidade.


Palavras-chave:  Beleza feminina, Culto ao corpo, Publicidade, Consumo, Dove